sábado, 26 de novembro de 2011

Copa SP da Granja Viana 2011, acabou, o que esperar de 2012?

Postado por: Vitor Poeys.


O maior campeonato de kart do Brasil em número de participantes, com uma média mais de 200 pilotos por etapa, a Copa São Paulo de Kart da Granja Viana, que é realizado no Kartódromo Internacional da Granja Viana, na cidade de Cotia, São Paulo, realizou no último sábado (12/11) sua última etapa. Como não poderia ser diferente, reuniu 242 pilotos, divididos em 19 categorias, e como o de costume, emoção não faltou ao público presente.

Desde cedo com portões abertos, já podíamos ver a emoção tomando conta de pilotos, preparadores e familiares que chegavam a Granja Viana. Alguns pilotos já declarados campeões, na penúltima etapa realizada no mês de Outubro, mas em muitas categorias - nada definido!

Para os curiosos, um show a parte - principalmente na categoria Shifter Kart e Graduados/Sudam, assim como nas disputas da PARAKART, provando a superação de um cidadão na sociedade.

Portal KartOnline esteve presente na última etapa da Copa São Paulo de Kart da Granja Viana, realizando sua cobertura técnica e jornalística, através do fotógrafo Maurício Villela e do colunista e colaborador Edison Caliman (Dr. Kart). Durante a última etapa, realizamos a distribuição gratuita da Revista KartOnline para pilotos, managers, "cartolas" e os principais fabricantes da indústria do kartismo nacional - uma disputa fora das pistas em busca da desejada e única revista nacional sobre o tema.

CATEGORIAS EM DESTAQUE

Com um total de 19 categorias, observamos muita emoção desde a largada até a bandeirada final, sem contar com a torcida vibrante, nas categorias em que o título estava em disputa. Os jovens pilotos realizaram um espetáculo à parte, com uma torcida que carregou até as famosas vuvuzelas barulhentas e bem animada. São os pais, tios, avós e parentes prestigiando os talentos das categorias MIRIM, CADETE E SUPER CADETE.

Na Pró 500, disputa bem acirrada, e com direito a arquibancada e terraços de box cheio desde a largada até a bandeirada final, além da festa no pátio fechado. Vale ressaltar que durante toda a temporada 2011 o grid se manteve constante, provando que a receita aplicada pela organização da KGV, está certa. Certamente o ano de 2012, teremos algumas novidades para a categoria no que se refere aos novos chassis e ajustes de motorização.

A Júnior Menor e Júnior estiveram bem movimentadas. Os novos talentos buscaram suas respectivas poles e chances de vitória. As disputas desde a largada se mostraram intensas. Vale ressaltar que lá estava os futuros pilotos da categoria Graduados/Sudam, e para muitos o começo de um caminho a trilhar para o automobilismo, seja mundial, ou nacional, buscando o espaço como piloto profissional.

A categoria Executiva, amplamente anunciada pelo Portal KartOnline, focou em 2012 um fórmula diferente que trouxe um retorno competitivo aos pilotos e grande acessibilidade de custos. Liderada por um atrativo de compromisso técnico, onde o formato deveria ser copiado por muitos organizadores de campeonatos de kart, o grid também se manteve constante em suas 11 etapas disputadas. A PPK, através do executivo Pedro Pavan, acertou na mão, calibrou o peso da motorização PPK Raptor e segue para 2012 com novos desafios, por nós já anunciados.

As categorias top do kartismo nacional (Graduados/Sudam e Sênior), formadas pela elite de pilotos e equipamentos, observamos que todos puderam atuar com o máximo de tecnologia e o intercâmbio de peças nacionais e importadas (no caso da Sudam). A introdução da motorização KTT Tecnotools provou que o motor nacional é bom, mas certamente tem de evoluir e ganhar mercado, principalmente em torno dos "bruxos da preparação", cuja a rejeição ainda é alta - frente aos italianos IAME Parilla MY.

Na ShifterKart, uma emoção e claro, 3 campeões! Sub-dividida entre Júnior, Graduado e Sênior, piloto se tornam feras e ali quem de destaca são os que detém mais habilidade e técnica. Vale lembrar que o kart com marcha é o vestibular para ir ao automobilismo bem afiado, sem contar que muitos pilotos profissionais usam os Karts Shifter com treino, quando estão de "folga" dos campeonatos disputados. A fabricante KartMini se destacou e Danilo Dirani é o "fominha" da categoria - leva todas as etapas e claro, a conquista antecipada do título.

A novidade do ano foi a introdução da categorias ROTAX (Max | Júnior), seguindo um padrão de franquia de deu certo em todos os continentes onde passou, apresentando um caminho de  kartismo mais equilibrado - dando inicio de uma nova era, onde o melhor piloto vai ter que mostrar que realmente veio para ser piloto, pois o motor é standard de fábrica e a diferença está no acerto de chão, isto é - setup do chassis. Aos classificados, a próxima parada será nos Emirados Árabes Unidos, para etapa do Rotax Max Challenge Grand Finals 2011. É o Brasil representado por Yuri Alves, Jorge Mortara e Gaetano Di Mauro.

Onde há um campeonato de kart, seja onde for, claro que não pode faltar uma categoria com motores Honda 13HP. A Fórmula 4 é um bom exemplo que manter-se constante é a chave da vitória, já que conta com um grid numeroso e com disputas do primeiro ao último colocado.  A categoria é um "prato cheio" de atrativos para quem sai do Kart Indoor e deseja iniciar o movimento do kart de performance, focando o baixo custo e muita competitividade. O Grupo Agraupe aposta forte na composição de sua equipe, assim como a briga entre KartMini e Kart Mega é cada vez mais acirrada. Em um ano que até o chassis Thunder venceu, tudo pode acontecer. Vale lembrar que na penúltima etapa um protesto de irregularidade técnica, colocou a equipe de Gestão Técnica da KGV em "saia curta". Porém o chassis protestado da fabricante KartMini foi liberado e Bruno Miloni garantiu o título antecipado da Super F4 da Granja.

Durante a temporada 2011, também acompanhamos a evolução dos quadros, chassis, carburadores, filtros de ar de marcas conhecidas - mundo afora - que para muitos, ainda era uma novidade. Nivelamos o setup com que há de melhor no mercado, mesmo no conceito de tecnologia, como em acabamentos e componentes - um exemplo é a parceria Birel/Tecnotools, assim como a evolução dos chassis Techspeed e seu primor de detalhes e ganho competitivo nas mãos de André Nicastro.

FATORES EXTRA-PISTA E IN-HOUSE
Um fator importante observado durante todo a temporada 2011 da Copa São Paulo da Granja Viana, foi a introdução de novas acomodações no Kartódromo, para melhorar as atividades de vistorias técnicas, salas de sorteios de pneus e motores, além de outras particularidades ligadas ao bom desempenho das provas e atividades paralelas ao evento.

Foi criada uma comissão de vistorias, lideradas pelo Engenheiro e Colaborador do Portal KartOnline, Ricardo Molina. Motores, carburadores, chassis, pneus eram todos submetidos a exames e até em alguns casos, avaliados compostos de pneus e seus prováveis resíduos químicos aplicados, para uma melhor performance em termos de tempo na pista, através do medidor de MELECA - tema amplamente abordado na primeira edição da Revista KartOnline.

Aos motores também foram aplicados seus cuidados, e muitos pilotos foram desclassificados - preparadores advertidos e recursos impostos. Convenhamos, a muito tempo não se fazia isso, e a Copa São Paulo da Granja Viana inovou - saiu na frente.

Os chassis também não tiveram folga, foram analisados, vistoriados, e até medidos. Enfim,  durante a temporada, pilotos, equipes e fábricas recorreram as vistorias e ao inúmeros protocolos de recursos.

FORMATO GESTÃO CBA/CNK
Diante das novidades de equipamento homologados e liberados, a gestão da Copa São Paulo da Granja Viana, inovou em liberar o uso da categoria Sudam. Novos carburadores, motores (IAME Shifter) e peças para chassis foram utilizados. A categoria Graduados, utilizou o mesmo formato da organização CBA para o Campeoanto Brasileiro de Kart 2010/2011.

O Kartódromo da Granja Viana, novamente se mostrou como uma das melhores opções de pista e organização técnica, além da praça de entretenimento para a família presente. fica a dica em construir um ambiente para os jornalistas e suas equipes. Ponto positivo as vans e transportes para o estacionamento da ZF, mas poderiam melhorar o fluxo logístico dos caminhões e vans de equipes - algo simples de ser realizado.

ANÁLISE FINAL DA TEMPORADA 2011 
O ano de 2011 para quem compete na Granja Viana, acabou, agora resta esperar 2012. Uma nova temporada que promete e muito, com grandes novidades técnicas, exclusão de categoria, inclusão de novas opções e uma exigência técnica de altíssimo nível para o conjunto: chassi, motor e carburador.

Portal KartOnline e sua equipe de colaboradores parabenizam os campeões da Copa São Paulo de Kart da Granja Viana, assim como reverenciam o profissionalismo e gestão da equipe liderada por Felipe Giaffone, Luis Carlos Brunini e Ricardo Molina, além claro - dos Comissários Desportivos e Técnicos. Até 2012…

Por Edson Caliman, colunista técnico e apresentador do quadro Dr. Kart na TV KartOnline dentro do Portal KartOnline, kartista amador nas décadas de 80/90, piloto de testes da FIAT Brasil nos anos de 70/80. Email: drkart@kartonline.com.br
Fotos: Leandro Claro e Mauricio Villela

Nenhum comentário:

Postar um comentário